Em mais uma prévia de seus lançamentos no SIHH 2013, a Cartier apresentou em Nova Iorque, durante o encontro do Fine Watchmaking Club, o Rotonde de Cartier Calendário Perpétuo Cronógrafo.
Trata-se de um modelo que oferece um raro luxo: ele combina a medida e a indicação de pequenos intervalos de tempo com um mecanismo cujas engrenagens possuem a capacidade de compensar as irregularidades do calendário Gregoriano, o Calendário Perpétuo.
Os mestres relojoeiros da Manufatura Cartier incorporaram essas refinadas complicações em um sóbrio mas precioso modelo em ouro branco ou rosa.
Seu diâmetro total de 42 mm e sua pulseira de couro de aligátor estão inteiramente em sintonia com as expectativas de aficionados que desejam um instrumento com duas complicações 100% Cartier e que estão entre as mais apreciadas entre conhecedores.
A primeira é o calendário perpétuo, que indica continuamente longos períodos de tempo; a segunda é um novo cronógrafo com roda de colunas que, quando ativado, mede períodos muito mais curtos, tais como breves eventos, com grande precisão.
Medindo longos períodos da vida
Desde os primórdios da relojoaria, artesãos esforçaram-se em dominar o tempo em duas áreas distintas: longos e curtos períodos. Desde a invenção dos primeiros relógios de pêndulo, os construtores têm buscado criar mecanismos que lidem com os problemas do calendário Gregoriano, de forma a exibir não apenas a hora mas as informações do calendário tão precisamente quanto possível.
Uma longa série de aperfeiçoamentos levou à produção no início do século XIX de relógios capazes de levar em conta não apenas os meses de 30 e 31 dias, mas também de adicionar um dia extra a Fevereiro em todo ano bissexto.
Esta engenhosa invenção, projetada para compensar as irregularidades do calendário Gregoriano, exige um delicado e complexo mecanismo de cames e “snails”. Em seu coração está uma roda que completa uma revolução a cada quatro anos, com 48 indentações de profundidades variáveis em sua circunferência que indica, através de um sensor mecânico, se o mês atual possui 30, 31, 28 ou 29 dias.
Este módulo Cartier também incorpora um ponteiro retrógrado para indicar os dias da semana às 6 horas, bem como um mecanismo específico para indicar a data, através de um ponteiro na periferia do mostrador. As três indicações do calendário são controladas por corretores rápidos incorporados à lateral da caixa. Estes permitem ao portador facilmente atualizar as informações do mostrador, caso haja uma parada mais longa do relógio.
Um calibre de cronógrafo de manufatura
Este delicado conjunto mecânico já existia na coleção Cartier e é simplesmente chamado de “o Módulo” pelos relojoeiros. Ele foi adaptado ao completamente novo calibre de Manufature 1904-CH MC. Movimento mecânico de cronógrafo automático, incorpora uma série de inovações técnicas destinadas a aumentar sua precisão e força.
Este coração mecânico é cuidadosamente acabado à mão nos mais altos padrões da alta relojoaria, incluindo uma massa oscilante esqueletizada, e é impulsionado por dois tambores de forma a aumentar seu torque e provê-lo de uma reserva de marcha de 48 horas.
Outra importante inovação neste modelo é uma alavanca flexível “em linha”, que reduz a tensão nos mancais dos eixos dos ponteiros quando as indicações retornam a zero. E, como atualmente é essencial assegurar precisão na cronometragem de pequenos intervalos, os relojoeiros da Manufatura Cartier em La Chaux-de-Fonds optaram por utilizar a mais recente geração de embreagem vertical, a qual permite que as cronometragens se iniciem sem salto do ponteiro e que a operação não afete o torque do calibre.
Rotonde de Cartier Calendário Perpétuo Cronógrafo
Caixa
Ouro 18 quilates rosa ou branco
Espessura de 14,9 mm
Diâmetro de 42 mm
Coroa em ouro com cabochão de safira
Cristal de safira
Fundo de safira
Resistência à água de 30 metros
Mostrador
Branco ou marrom galvanizado com guilloché
Grade com efeito “sunray”, numerais Romanos e Arábicos, meses e dias da semana transferidos
Ponteiros em forma de espada e martelo, em aço azulado, ou dourados
Pulseira
Couro de aligátor preto ou marrom
Fecho de báscula duplo ajustável em ouro rosa
Movimento
Calibre 9423 MC, mecânico de Manufatura, a corda manual, com calendário perpétuo e cronógrafo
Diâmetro de encaixe de 25,28 mm; diâmetro total de 32 mm
Espessura de 7,70 mm (sem eixo dos ponteiros)
445 peças, 44 rubis
Frequência de 28.800 alternâncias/hora
Reserva de marcha de 48 horas
|