Um cronógrafo para viajantes
Com o novo Chronomat GMT, a Breitling propõe um relógio para viagens dotado de uma grande facilidade de manuseio. Basta puxar a coroa e rodá-la para frente ou para trás, para alterar facilmente os fusos horários.
Equipado com o novo Calibre Breitling 04, totalmente desenvolvido nas oficinas da marca, o Chronomat GMT é também um dos raros cronógrafos a oferecer um sistema de segundo fuso horário com tal funcionalidade.
Realizando o desejo de todo viajante, ele permite que se veja a data e a hora do local atual de forma imediata, conservando a hora do país de origem na escala de 24 horas e sem perder a precisão dos minutos.
Com um design exclusivo e um mostrador de sutis efeitos tridimensionais, o Chronomat GMT é uma excelente opção para aqueles que desejam desempenho em todos os lugares do mundo.
Um mecanismo inovador
Do famoso Unitime com hora universal, uma peça dos anos 50, aos atuais Navitimer World com segundo fuso horário, os relógios para viajantes sempre ocuparam um lugar privilegiado dentro das coleções Breitling.
Uma vocação natural para a marca de culto dos pilotos, que se tornou “fornecedora oficial da aviação mundial”. Hoje, a Breitling volta ao primeiro plano neste campo ao revelar um novo instrumento que se distingue pelo modo de utilização fácil e inteligente.
Para assegurar o conforto no uso, os relojoeiros e os engenheiros da marca desenvolveram um sistema de diferencial – patenteado – que permite separar a engrenagem do ponteiro da hora local quando se altera o fuso horário. Assim, esta operação não tem qualquer influência na precisão do relógio ou no desempenho do cronógrafo.
Um cronógrafo bastante eficaz
Se o Chronomat GMT se impõe como um instrumento de exceção, é também porque alia um sistema muito prático de duplo fuso horário a um notável cronógrafo. O novo Calibre Breitling 04 desenvolvido para este modelo deriva, de fato, do Calibre Breitling 01, um movimento de cronógrafo automático confiável, robusto e eficaz, totalmente concebido e fabricado nas oficinas da marca.
Ele apresenta a mesma arquitetura original e as mesmas características de ponta, como a roda de colunas, a embreagem vertical, que assegura o funcionamento de alta precisão, e uma reserva de marcha superior a 70 horas – sem esquecer as diversas particularidades inovadoras como o dispositivo patenteado de auto-centralização dos martelos de reinício.
Concebido para oferecer funcionalidade e segurança máximas, o Calibre 04 é fabricado segundo um conceito de cadeia de produção de alta tecnologia que revoluciona a montagem tradicional dos movimentos.
A Breitling garante assim aos seus “instrumentos para profissionais” uma grande confiabilidade em larga escala. Como todos os movimentos da marca, este mecanismo de alto desempenho é cronômetro certificado pelo COSC (Controle Oficial Suíço dos Cronômetros) – a mais alta referência em termos de precisão.
Um estilo forte
O novo Chronomat GMT baseia-se no design inconfundível do modelo líder da Breitling, com a sua imponente caixa em aço de construção bastante robusta, resistente a 500 metros, e seu aro rotativo unidirecional gravado com numerais exclusivos. Contudo, o seu mostrador, disponível em seis cores, com contadores no mesmo tom ou contrastantes, foi redesenhado para lhe fornecer uma personalidade distinta.
Os índices aplicados foram dotados de bases inspiradas na numeração romana; este detalhe refinado sublinha a forma quadrada da região central, destacando-se sutilmente com a incidência da luz. O ponteiro de ponta triangular vermelha perfurada indica a hora local numa escala de 24 horas colocada parcialmente no aro interior – que confere mais vida e relevo ao mostrador jogando com a tridimensionalidade.
Os índices e os ponteiros da hora local com revestimento luminescente garantem uma excelente legibilidade tanto de dia como de noite. Integralmente fabricado na Suíça e dotado de cuidadosos acabamentos, o Chronomat GMT está disponível com vários tipos de pulseira de acordo com o estilo e a utilização pretendida: couro Barenia ou couro de crocodilo de toque clássico; pulseiras de borracha mais esportivas ou pulseira em aço “Pilot” de um caráter muito robusto.
Uma notável funcionalidade
O novo Chronomat GMT possui dois ponteiros centrais de horas. O primeiro, associado ao ponteiro dos minutos, funciona sobre 12 horas. O segundo, dotado de uma ponta triangular vermelha, roda sobre as 24 horas. Quando o utilizador está no seu país de origem, os dois ponteiros das horas funcionam de forma perfeitamente sincronizada.
O acerto do fuso horário
Para acertar o ponteiro das 12 horas na hora local, o utilizador precisa apenas puxar a coroa até a 2ª posição e fazê-la girar, em qualquer um dos sentidos, o número de vezes correspondentes ao número de horas de diferença. A data é indexada a este ponteiro de 12 horas e muda automaticamente, se necessário, tanto para trás como para frente.
O ponteiro com ponta vermelha conserva a hora do local de origem com base em 24 horas, o que permite distinguir o dia da noite, e evitar assim acordar os familiares ou os parceiros comerciais, ao telefonar-lhes no seu sono mais profundo. Se o viajante fizer escala em vários fusos horários, basta repetir a mesma operação, e depois – uma vez no país de origem – realinhar os dois ponteiros na mesma hora.
Chronomat GMT - Características técnicas
Movimento
Calibre Breitling 04, cronômetro oficialmente certificado pelo COSC, automático de alta frequência (28.800 alternâncias), 47 rubis. Reserva de marcha superior a 70 horas, 2º fuso horário com 24 horas. Cronógrafo de 1/4 de segundo, contadores de 30 minutos e 12 horas, calendário.
Caixa
Em aço, resistente a 500 m/50 atm.
Coroa e botões de rosqueados, aro rotativo unidirecional com clique.
Vidro de safira convexo, antirreflexo de dupla face, diâmetro de 47 mm.
Mostradores
Nas cores preto Ônix, azul “Metallica”, azul “Blackeye”, cinza “Blackeye”, prata “Sierra”, marrom “Metallica”.
Pulseiras
Couro Barenia ou de crocodilo, Ocean Racer em borracha (perfurada), Diver Pro em borracha (com relevo central) ou bracelete metálico Pilot.
|