Um dos destaques entre os modelos da coleção Classique apresentados pela Breguet em Baselworld 2011 foi o Classique Fases da Lua. Esta peça tem a particularidade de ter sido criada tanto para o homem como para a mulher, pois existe em dois tamanhos: 39 e 36 mm de diâmetro.
Serão produzidas duas edições com mostrador guilloché feito à mão, uma em ouro branco e a outra em ouro vermelho 18 quilates. Dois modelos em ouro vermelho também estarão disponíveis com mostrador de esmalte “grand feu”, havendo ainda uma versão engastada com diamantes.
Estas peças serão vendidas apenas em pares, em um estojo disponível exclusivamente nas Boutiques Breguet, que incluirá também um par de abotoaduras e um pendente engastado.
O relógio Classique Fases da Lua dispõe das funções de horas, minutos e segundos no centro. Também é provido de duas complicações: uma fase da lua situada às 12 horas e uma reserva de marcha às 3 horas. Esta última função é indicada através de um grande ponteiro, o que lhe confere legibilidade e elegância.
Do ponto de vista técnico, utiliza o calibre Breguet 591 DRL, movimento mecânico de carga automática de apenas 3,02mm de espessura, que o converte no relógio mais fino de sua categoria.
Ele também conta com um duplo tambor que lhe fornece uma reserva de marcha de 38 horas, com um escape e uma espiral de silício, material com múltiplas vantagens, como extrema leveza, menor sensibilidade aos golpes, resistência a campos magnéticos e ausência de lubrificação.
Se do ponto de vista técnico a Fábrica Breguet está na vanguarda, sua filosofia em matéria de estética para este relógio foi, em contrapartida, manter-se o mais fiel possível aos relógios criados por seu fundador Abraham-Louis Breguet.
Os numerais arábicos na versão em esmalte são os mesmos criados pelo ilustre relojoeiro para seus primeiros relógios e pêndulos de mesa. Finos, legíveis e elegantes, são a tal ponto emblemáticos de seu estilo que hoje são conhecidos como os “numerais Breguet”.
Em mais uma homenagem a uma tradição da Casa que remonta a antes de 1790, o círculo de minutos é feito de diminutas estrelas, e as frações de cinco minutos são marcadas com flores-de-lis estilizadas.
Quanto à escala da reserva de marcha, ela é adornada com pequenas flechas, inspiradas nas que decoravam o mostrador do relógio de bolso nº 92, produzido em 1785.
Todos os mostradores possuem uma base de ouro maciço e, de acordo com a versão, levam decoração guilloché ou esmalte. Os primeiros são totalmente trabalhados à mão, graças ao saber fazer ancestral perpetuado por Breguet há mais de duzentos anos.
Para os modelos vendidos em pares, em um estojo precioso de lupa de olmo, o mostrador de esmalte, à semelhança de peças de época, foi feito segundo a técnica do esmalte “grand feu”, respeitando a mais pura tradição; em seguida, eles recebem os numerais Breguet.
A versão engastada, disponível também neste estojo, leva 96 diamantes de lapidação plena de 0,72 quilates no total.
Além dos dois relógios, o estojo contém um par de abotoaduras para o homem e um pendente para a mulher. As abotoaduras são de ouro vermelho 18 quilates, com os lados ranhurados como a lateral do relógio.
A decoração é composta por um mostrador em miniatura de 14 mm de diâmetro, totalmente feito à mão em esmalte “grand feu”, lembrando alguns detalhes do relógio como um numeral, uma fase da lua e também a assinatura secreta de Breguet. A fase da lua e a estrela são pintadas em ouro sobre uma superposição de camadas de esmalte azul.
O pendente, por sua vez, representa uma lua em ouro vermelho com duas faces. O lado “noite” traz um engaste “neve”, uma técnica original que consiste em engastar uma superfície com diamantes de cortes diferentes com o propósito de cobrir o máximo da superfície.
A região coberta com esta técnica contém 93 pedras de 0,71 quilates no total. As suaves curvas da lua são ressaltadas com perfeição por uma orla formada por 84 diamantes de corte “single cut”, ou seja, uma lapidação de 17 facetas. O lado “dia” do pendente apresenta três aberturas em forma de estrela e revela a assinatura de Breguet gravada à mão.
|