Em 2010 a Breguet celebra o 200º aniversário da criação do primeiro relógio de pulso, encomendado por Caroline Murat, Rainha de Nápoles. Para esta ocasião, a marca apresenta a primeira Grande Complicação da coleção Rainha de Nápoles, dedicada exclusivamente às mulheres.
A “sonnerie” de passagem é uma elaborada complicação que permite que o relógio bata cada hora cheia mediante dois toques que se repetem três vezes. Ele recorda de maneira delicada e discreta o tempo que transcorre. Um botão na posição das 2 horas permite parar esta função.
Este novo movimento de forma ovalada, produzido na Manufatura Breguet, foi desenhado especialmente para a clientela feminina e une a elegância, a tecnicidade de uma sonnerie de passagem e a beleza do movimento completamente gravado e decorado à mão.
Paralelamente às exigências técnicas habituais, o desenho do movimento levou em conta tanto a estética como os resultados obtidos em pesquisa fundamental pela Manufatura Breguet sobre a acústica dos relógios de sonnerie e de repetição.
A geometria das pontes, da massa oscilante e dos adornos, encarna a imagem de uma pomba em pleno voo que pode ser admirada no verso do relógio graças a um fundo de safira.
Um mostrador de madrepérola branca realça a caixa em ouro branco cujo aro é inteiramente engastado com diamantes. Os martelos da sonnerie, entre os quais há um diamante que indica o funcionamento da sonnerie de passagem, estão visíveis no mostrador às 11 horas e à 1 hora.
O Rainha de Nápoles Sonnerie, verdadeira obra-prima da alta relojoaria, simboliza perfeitamente a mensagem do saudoso Nicolas G. Hayek sobre a Breguet: “Breguet é a união perfeita da beleza e da alta tecnologia.”
Especificações técnicas - Ref. 8978BB/58/974 D00D
Caixa
Caixa ovalada de ouro branco 18 quilates, com a lateral finamente canelada. Aro engastado com 30 diamantes, aproximadamente 3 quilates.
Coroa com um diamante “Briolette” engastado (aprox. 0,26 quilates).
Botão de sonnerie às 2 horas. Fundo gravado à mão com cristal de safira. Dimensões: 38,45 x 30,40 mm. Hermético até 3 atm (30 m).
Mostrador
Mostrador de madrepérola natural branca. Individualmente numerado e assinado Breguet. Disco horário descentrado às 6. Ponteiros Breguet “pomme évidée” em aço azulado.
Um diamante indica o acionamento da sonnerie em uma abertura às 12 h. Duas aberturas no mostrador às 11 e à 1 h permitem ver os martelos da sonnerie.
Movimento
Movimento mecânico de carga automática na forma de pomba, gravado à mão, individualmente numerado e assinado Breguet.
Calibre 78SO. 13 ¼ x 9 ¾ linhas. 54 rubis.
Reserva de marcha de 65 horas sem sonnerie, ou aprox. 50 horas com sonnerie.
Massa oscilante de ouro 18 quilates com decoração “guilloché” feita à mão.
Escape de âncora Suíço em linha.
Balanço Breguet com parafusos reguladores.
Espiral Breguet. Frequencia 3 Hz. Ajustado em 5 posições.
Pulseira
Pulseira de crocodilo na cor branca com fecho dobrável e com 26 diamantes engastados (aprox. 0,14 quilates).
|