Em uma prévia de seus lançamentos em Baselworld 2013, a Vulcain apresenta uma réplica fiel do modelo Vulcain Nautical de 1970, uma edição limitada a 300 peças com aparência decididamente de época.
O novo Nautical Seventies Limited Edition se constitui em um autêntico compêndio dos códigos que forjaram a lenda do primeiro relógio de mergulho com um movimento de despertador realmente audível sob a água. Ele é estanque até 300 metros e indica as paradas de descompressão.
Sob todos os aspectos, o Cricket Nautical já era vanguardista em 1961, quando foi lançado. Pela primeira vez na historia, um relógio de pulso era capaz de submergir até 300 metros, alertar seu portador de maneira sonora quando chegasse a hora de voltar à superfície e lhe indicar com precisão suas paradas de descompressão.
No coração deste modelo que marcaria para sempre a relojoaria esportiva, o hoje lendário calibre com alarme Cricket. Instrumento inovador, o Vulcain Cricket Nautical foi uma sensação no universo do mergulho submarino.
Atendendo com suas características técnicas às exigências de segurança de mergulho, este modelo foi o resultado da união das distintas competências de três experts, Hanes Keller, matemático e mergulhador com múltiplos recordes, Max-Yves Brandily, explorador e cineasta, e Arthur Droz, instrutor nacional de mergulho e delegado do C.I.A.S. (Centro de Pesquisas e de Atividades Submarinas), associadas ao savoir-faire da Manufatura Vulcain.
Em 1970, a Vulcain lançou uma nova versão do Nautical, hoje reeditada em série limitada a 300 exemplares. Embora o Nautical Seventies Limited Edition de 2013 tenha sido criado com as últimas inovações técnicas, ele preservou o espírito vintage original.
O calibre manual Cricket V-10 é capaz de fazer soar seu despertador de maneira audível por até 20 segundos sob a água. Dotado de um duplo tambor, um para fornecer a energia necessária às funções de horas, minutos e segundos, o outro para o alarme despertador, este movimento de manufatura Vulcain vibra a uma frequência de 18.000 alternâncias por hora e dispõe de uma reserva de marcha de 42 horas.
Como no original, a caixa de 42 mm é estanque a 300 metros e alterna acabamento polido e acetinado. Ela se caracteriza pelo emblemático fundo triplo que serve de câmara de ressonância do alarme para uma máxima eficácia. Uma intensidade reforçada ainda mais por um cristal de vidro hesalite, o material original empregado em 1970 e que se caracteriza pela propriedade de amplificar o som.
O Nautical Seventies Limited Edition reproduz exatamente o mostrador e as funções do Nautical de 1970. Indicando as tabelas de descompressão em tons de laranja, o mostrador central é fixo, enquanto o aro giratório graduado em 60 minutos é ativado pela coroa rosqueada às 4 horas. Graças aos generosos índices quadrados e aos ponteiros luminescentes, a legibilidade deste relógio é excelente mesmo nas profundezas.
Aliando conforto e robustez, a pulseira de couro resistente à água concede o toque final vintage ao Nautical Seventies Limited Edition.
Nautical Seventies – Características técnicas
Movimento
Calibre Vulcain Cricket Manufatura V-10, 12 linhas, movimento mecânico despertador de corda manual, 25 rubis, 157 componentes, duplo tambor, equipado com o sistema Exactomatic, ângulo de elevação da âncora de 48°
Decoração com tratamento niquelado, parafusos azulados
Funções de horas, minutos, segundos centrais, despertador, mostrador fixo com indicação das tabelas de descompressão e aro interno giratório graduado com 60 minutos, ativado por uma coroa rosqueada às 4 horas
Frequência de 18.000 alternâncias/hora, reserva de marcha de 42 horas
Duração do despertador de aprox. 20 segundos
Caixa
Aço inox 316L com fundo triplo, servindo de câmara de ressonância para o despertador sob a água
Mostrador laranja, reedição do modelo de 1970, vidro em hesalite
Diâmetro de 42,00 mm, altura de 17,60 mm, estanque a 300 metros
Pulseira
Couro preto e laranja resistente à água, 22/18 mm, fecho de fivela em aço
|