A Audemars Piguet apresenta [Re]master01, um cronógrafo automático que reedita um raro modelo da década de 1940.
O novo cronógrafo automático da Audemars Piguet traz a estética do passado para os dias atuais. Como uma gravação remasterizada da década de 1940, o [Re]master01 reinterpreta um dos mais raros relógios de pulso da Audemars Piguet utilizando a mais recente tecnologia da Manufatura e um mostrador com melhor legibilidade.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3706/Remaster01.jpg[/img][/center]
Segundo Michael Friedman, chefe de complicações da Audemars Piguet, “As pessoas em geral sabem das revoluções estilísticas ocorridas nos anos 1970 e no início dos anos 2000. No entanto, expressões criativas de formato de caixa e design de mostrador ocorreram em todas as décadas de nossa história.
Com o [Re]master01, optamos por explorar a força e a elegância de um de nossos cronógrafos de pulso de 1943 segundo o prisma de 2020. Esta não é uma reedição histórica - é uma “remasterização” contemporânea de uma de nossas criações do passado.”
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3706/Remaster01_10.jpg[/img][/center] Ref. 1533, cronógrafo a corda manual bicolor de 1943
Os cronógrafos de pulso “vintage” da Audemars Piguet estão entre os mais raros do mundo, com apenas 307 unidades tendo sido fabricadas entre as décadas de 1930 e 1950. Este primeiro projeto de remasterização relembra a criatividade da Manufatura durante a tumultuada e transitória era da Segunda Guerra Mundial. Esta edição limitada de 500 peças evoca os atributos de design bastante distintos do cronógrafo de pulso original de 1943, com sua caixa de dois tons em aço e ouro rosa realçada por um mostrador na cor champanhe.
Ao unir o design de meados do século XX à tecnologia relojoeira contemporânea, o [Re]master01 remete diretamente à mistura de herança e visão de futuro que continua a ser infundida aos relógios da Audemars Piguet.
Um refinado desenho bicolor
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3706/Remaster01_2.jpg[/img][/center]
Fiel aos elementos de design originais da Ref. 1533 de 1943, o [Re]master01 apresenta uma caixa redonda e terminais em aço, realçados por um aro, botões ovalados e coroa chanfrada em ouro rosa 18 quilates. Os terminais em forma de lágrima realçam a curva harmoniosa da caixa de dois tons meticulosamente polida à mão, enquanto o aro delgado proporciona uma visão desobstruída do detalhado acabamento do mostrador.
A caixa polida de dois tons é complementada por um mostrador acetinado em tons de ouro, enriquecido com índices de horas transferidos em preto, ponteiros de horas, minutos e segundos em ouro rosa, ponteiros do cronógrafo azulados e uma escala taquimétrica transferida em azul. Embora o design do mostrador tenha mantido os recursos clássicos do relógio original e os numerais inspirados no Art Déco, o diâmetro ampliado para 40 mm garante melhor legibilidade para uso contemporâneo.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3706/Remaster01_3.jpg[/img][/center]
Os contadores do cronógrafo também foram reorganizados com este mesmo objetivo. Contudo, o [Re]master01 manteve sutilmente a indicação 4|5 do relógio original acima da marca de 15 minutos, dentro do contador de 30 minutos às 9 horas, para permitir que o usuário marque até 45 minutos. Essa indicação foi solicitada por Jacques-Louis Audemars (1910 - 2003), membro da terceira geração de uma das famílias fundadoras da Audemars Piguet, para satisfazer seu gosto pelo futebol e indicar o intervalo do esporte favorito.
A pulseira de couro de bezerro marrom-claro costurada à mão adiciona um toque elegante e é acompanhada de uma pulseira de couro de jacaré marrom-escuro adicional.
Um cronógrafo remasterizado equipado com mecânica de vanguarda
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3706/Remaster01_8.jpg[/img][/center]
Trazendo o passado para o presente, o [Re]master01 está equipado com um movimento da mais nova geração de cronógrafos automáticos: integrado com roda de colunas e função flyback. Vale observar que a Ref. 1533 utilizava um movimento a corda manual.
Ao contrário do original de 1943, o [Re]master01 possui um vidro de safira antirreflexos no fundo da caixa, que revela a beleza do mecanismo do cronógrafo e a massa oscilante exclusiva em ouro rosa 22 quilates que combina com o aro.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3706/Remaster01_9.jpg[/img][/center]
O movimento de Manufatura Calibre 4409 é derivado do novíssimo Calibre 4401, introduzido em 2019. A diferença está na remoção do calendário e na utilização de uma nova massa oscilante, acetinada e decorada com “Clous de Paris” - uma técnica de decoração tradicional usada pela Audemars Piguet desde a década de 1950.
Uma homenagem à história da Audemars Piguet
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3706/Remaster01_6.jpg[/img][/center]
Assim como o relógio de pulso de 1943, o [Re]master01 exibe a assinatura “Audemars Piguet & Co. Genève” no mostrador. Isto porque, por volta de 1885 até meados da década de 1970, a Audemars Piguet teve uma filial em Genebra para estar mais perto dos clientes finais e facilitar a distribuição dentro e fora da Europa. Quando a Audemars Piguet começou a assinar seus relógios no início do século XX, o nome da cidade de Genebra foi frequentemente mencionado no mostrador.
Raridade histórica
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3706/Remaster01_7.jpg[/img][/center]
Todos os relógios Audemars Piguet eram únicos até 1951, e seus cronógrafo de pulso vintage hoje estão entre os mais raros do mundo. Essa função começou a equipar os relógios de pulso da Manufatura na década de 1930, quando a medida de desempenho e a prática esportiva haviam se tornado parte integrante da sociedade. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando o modelo 1533 foi criado, os cronógrafos de pulso representaram menos de um décimo da produção total de relógios da empresa.
Apenas três cronógrafos em aço e ouro com este design de caixa foram vendidos em 1943. O diâmetro de 36 mm era bastante grande para uma época em que a maioria dos relógios de pulso media entre 31 e 34 mm. Bastante avançado para a época, o modelo 1533 resumia a busca incansável da Audemars Piguet por domínio técnico e excelência artística.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3706/Remaster01_4.jpg[/img][/center]
Segundo Michael Friedman, “Eram muitos os relógios inspiradores em nosso patrimônio que poderiam ter sido a base desse projeto de remasterização. A equipe decidiu-se por unanimidade pelo 1533 devido às conexões estéticas e emocionais que sentimos por esse eco do passado.”
Se a reedição de modelos do passado costuma ser uma aposta segura das marcas, em um mundo com muitos colecionadores nostálgicos por peças clássicas, é inegável que a Audemars Piguet foi extremamente feliz com o lançamento do [Re]master01.
Contudo, o “prêmio” por esta belíssima edição limitada é bastante alto. O preço de 49.500 Francos Suíços é 10.000 Francos superior ao do (polêmico) Code 11.59 by Audemars Piguet Automatic Chronograph, com caixa toda em ouro e um custo de 39.500 Francos Suíços.
O novo [Re]master01 é uma edição limitada de 500 exemplares, exclusiva para as boutiques da marca.
Movimento
Cronógrafo automático com roda de colunas e função flyback Calibre 4409
Diâmetro: 32 mm (14 linhas), espessura 6,82 mm
349 componentes, 40 rubis
Reserva de marcha de 70 horas
Frequência 28.800 aph (4 Hz)
Funções
Cronógrafo flyback com ponteiro de segundos e contador de 30 minutos
Indicação de horas, minutos e pequenos segundos
Caixa
Diâmetro de 40 mm
Caixa e terminais de aço; aro, coroa e botões em ouro rosa 18 quilates
Vidro e fundo de safira antirreflexos
Resistente à água até 20 metros
Mostrador
Mostrador amarelo dourado, escala taquimétrica azul
Ponteiro de horas, minutos e segundos em ouro rosa
Ponteiros do cronógrafo azulados
Pulseira
Em couro de bezerro marrom-claro costurada à mão com fecho de fivela de aço
Pulseira de couro de aligátor marrom adicional.