A Coleção Royal Oak Offshore Grand Prix da Audemars Piguet expressa a simbiose entre automobilismo e a relojoaria: a mesma paixão pelo desenho, a mesma busca incessante pelo mais elevado desempenho mecânico. Os contadores do mostrador evocam o painel de instrumentos; a forma da coroa, uma engrenagem; o aro, um disco de freio ventilado. Para esta coleção, composta de três relógios editados em série limitada, o detalhe é esmerado e a seleção de materiais, minuciosa e vanguardista ao extremo. Os motores rugem no ritmo de um cronógrafo automático de manufatura e agradarão em cheio aos amantes da velocidade.
Formas sofisticadas e materiais high-tech
De frente, de perfil, ou ao se penetrar virtualmente através de seu fundo em safira, todos os ângulos levam à mesma conclusão: as formas são dinâmicas, agressivas, tensas e complexas – exatamente como as de uma carroceria rutilante. Esta peça extraordinária está disponível em três interpretações.
A primera se afirma com uma caixa de carbono forjado, com um aro cuja parte superior também é de carbono forjado, enquanto o aro inferior faz reluzir os reflexos da cerâmica negra. É um exemplo da sofisticação desta coleção: os aros estão compostos por dois aros superpostos e encaixados. Os parafusos elevam-se levemente da superfície do aro, pondo-se em relevo. Esta primeira versão tem um aspecto muito esportivo, em que predomina o negro destacado pelo vermelho do mostrador – uma placa central de alumínio anodizado decorado com a “Mega Tapeçaria”, marca registrada do Royal Oak Offshore.
Cabe notar que, exclusivamente para esta série limitada, a “Mega Tapeçaria” foi recriada. Ao trabalhá-la em negativo obteve-se um relevo que evoca as tomadas de ar dos carros de corrida. Em outro detalhe sutil, o vermelho também é encontrado na coroa, ornamentada por uma cobertura de alumínio anodizado. Vale a pena deter-se nela, pois seu corte do tipo engrenagem é muito especial e sofisticado, deixando entrever a cor vermelha – a mesma que encontramos no perfil da pulseira de alcântara. O flange flutuante destaca-se por sua tonalidade bronze, lembrando a cor das rodas em liga de magnésio de um carro de corrida.
A segunda interpretação propõe uma caixa de ouro rosa. Este material nobre contrasta com o aro de carbono forjado e cerâmica negra. Contrasta também com o flanco esquerdo da caixa, dotado de uma peça de carbono forjado cujo desenho recorda um extrator de ar. Também contrasta com os protetores dos botões de carbono. A lista de detalhes prossegue: os protetores de botão não são simples retângulos; suas arestas impressionam por sua sofisticação, estão presos à caixa por quatro parafusos aparentes e são vazados em sua parte lateral para abrigar os botões, que por sua vez estão estruturados em duas partes – a base de cerâmica polida negra e a superfície de contato de ouro rosa. A terceira versão mantém um aro de carbono forjado e cerâmica negra combinado a uma caixa de platina 950.
A lista de detalhes não estaria completa sem que sejam mencionadas as quatro tomadas de ar, situadas às 1h30, 4h30, 7h30 e 10h30. Finalmente, nota-se que os três contadores têm um contorno em relevo, enegrecido no interior e polido na superfície.
Somados os detalhes, conclui-se que estes três modelos são uma vitrina do “savoir-faire” técnico da Audemars Piguet. As formas estão enriquecidas por uma profusão de elementos que se inspiram no universo automobilístico. O denominador comum são estas formas -tomadas de ar, apoios aerodinâmicos e defletores - que fornecem relevo e complexidade. Uma proeza de estética, agressiva e esportiva.
Por baixo da carroceria
Assim como debaixo do capô dos bólidos de corrida há fabulosos motores, o movimento que equipa os cronógrafos Royal Oak Offshore Grand Prix também é impressionante e de alta performance. O calibre 3126 de carga automática foi inteiramente concebido, desenvolvido e produzido pela Manufatura Audemars Piguet. O cronógrafo 3840 foi adaptado para oferecer uma exata medição do tempo. Objeto de constantes evoluções, o calibre 3126/3840 se distingue por sua grande fiabilidade. Sua ponte de balanço transversal assegura uma maior resistência aos choques. Quanto à regulação, esta permanece estável graças ao volante de inércia variável dotado de oito blocos excêntricos.
O 3126/3840 também garante um agradável conforto de uso, em particular, devido à data de salto instantâneo, que pode ser corrigida rapidamente, e pela reserva de marcha de 60 horas. O ajuste da hora é muito fácil, já que, no mesmo instante em que o usuário puxa a coroa, ativa a alavanca de “stop seconds”, provocando a parada imediata do segundeiro. Mas o que mais impressiona no calibre 3126/3840 é o refinamento de seu projeto e o esmero dedicado à sua produção e decoração.
Montado à mão nas oficinas de Le Brassus, exibe uma excepcional qualidade de execução e de acabamento. As pontes, dispostas de maneira elegante e harmoniosa, estão minuciosamente chanfradas e polidas de modo que as arestas são perfeitas e brilhantes. As molduras dos rubis são diamantadas. Os braços das rodas são chanfrados e as molduras das rodas também são diamantadas. Mesmo a cabeça, as bordas e as fendas dos parafusos são chanfradas. Quanto à decoração feita à mão, a platina tem granulamento circular em ambos os lados e as pontes são decoradas com Côtes de Genève.
Finalmente, a massa oscilante monobloco é de ouro 22 quilates e foi redesenhada e criada exclusivamente para esta prestigiosa edição limitada. Parcialmente enegrecida e vazada, se inspira no tema recorrente das tomadas de ar e dos relevos contrastantes. A sigla AP – na cor vermelha - está rodeada por duas tomadas de ar escavadas. De titânio, ouro rosa ou platina 950, de acordo com a versão, o fundo da caixa está sempre em linha com a estética moderna e industrial do conjunto. Alterna superfícies granuladas, acetinadas e polidas, e exibe seus oito parafusos perfurados. Um anel dedicado a uma região de texto parcialmente enegrecido, exibe com orgulho a inscrição “Royal Oak Offshore Grand Prix Limited Edition”. Ao centro, o cristal de safira permite admirar o belo motor que o anima.
O carbono forjado e suas combinações
O carbono forjado foi o material selecionado para esta coleção. Este material ultraleve e resistente foi desenvolvido pela Audemars Piguet, desde o método de fabricação até as ferramentas necessárias para sua elaboração. As complexas e sofisticadas formas da caixa Royal Oak Offshore são obtidas graças a uma matriz de aço na qual se coloca uma série de fios de carbono. Um fio, de um milímetro de diâmetro, é composto por sua vez por milhares de fibras de carbono de sete micra unidas por resina. A lateral do Royal Oak Offshore necessita de 12,7 gramas de fios de carbono. Colocadas uma atrás da outra, todas os filamentos equivalem a 22,2 m de fios de carbono e a 99,7 km de fibras de carbono! A seguir, a matriz é comprimida em alta temperatura e submetida a pressões que superam os 300 kg/cm2. Graças a este processo, o material obtido é composto por 76% de carbono e 24% de poliamida.
A Audemars Piguet empregou todo seu “savoir-faire” em matéria de fabricação. O interior da caixa e o retoque das bordas interiores dos orifícios são acabados conforme as regras mais estritas da arte relojoeira. O resultado é um acabamento brilhante, com uma textura extremadamente suave ao tato, arestas limpas e perfeitas e uma caixa robusta, mas muito leve: em sua versão de carbono forjado, o Royal Oak Offshore Grand Prix pesa apenas 120 gramas! Cerâmica negra, titânio enegrecido ou acetinado com microesferas, alumínio anodizado, platina 950 e ouro rosa completam a gama de uma extraordinária combinação de materiais.
Coleção Royal Oak Offshore Grand Prix - Características Técnicas
Referências
26290IO.OO.A001VE.01
Caixa de carbono forjado, aro de carbono forjado e cerâmica negra, coroa de titânio enegrecido, botões de cerâmica negra e titânio, protetor de botões de titânio, fundo de cristal de safira e titânio – Edição limitada a 1.750 exemplares.
26290RO.OO.A001VE.01
Caixa de ouro rosa 18 quilates, aro de carbono forjado e cerâmica negra, coroa de ouro rosa, botões de cerâmica negra e ouro rosa, protetor de botões de carbono, fundo de cristal de safira e ouro rosa – Edição limitada a 650 exemplares.
26290PO.OO.A001VE.01
Caixa de platina 950, aro de carbono forjado e cerâmica negra, coroa de ouro branco, botões de cerâmica negra e ouro branco, protetor de botões de carbono, fundo de safira de platina – Edição limitada a 75 exemplares.
Movimento
Calibre: 3126/3840 de carga automática
Diâmetro total: 29,94 mm (131/4 linhas)
Altura: 7,16 mm
365 componentes, 59 rubis
Reserva de marcha até 60 horas
Frequencia do balanço: 21.600 alternâncias por hora (3 Hz)
Volante de inércia variável com oito blocos excêntricos e espiral plana
Porta-píton móvel do tipo Genebra
Tige de três posições
Acabamento: decoração de todos os componentes; platina granulada circularmente; rodiado, chanfrado, espiralado e Côtes de Genève sobre as pontes. Molduras de rubis diamantadas; rodas com molduras e braços chanfrados; parafusos com cabeça, contorno e fenda chanfrada.
Massa oscilante de ouro 22 quilates parcialmente enegrecida e decorada com duas tomadas de ar
Caixas
Diâmetro: 44 mm
Altura: 15,65 mm
Fundo gravado com a inscrição Royal Oak Offshore Grand Prix – Limited Edition
Estanqueidade até 100 metros
Mostradores
Preto com motivo exclusivo “Mega Tapeçaria” em negativo, em alumínio anodizado vermelho no centro, contador de pequenos segundos cinza antracito (às 12 horas), contador de 30 minutos prateado e amarelo (às 9 horas), contador de 12 horas prateado e negro (às 6 horas), flange negro de alumínio anodizado.
Cinza antracito com motivo exclusivo “Mega Tapeçaria” em negativo, em alumínio anodizado preto no centro, contador de pequenos segundos cinza antracito (às 12 horas), contador de 30 minutos prateado e amarelo (às 9 horas), contador de 12 horas prateado e negro (às 6 horas), flange negro de alumínio anodizado.
Preto com motivo exclusivo “Mega Tapeçaria” em negativo, em alumínio anodizado azul no centro, contador de pequenos segundos antracito (nas 12 horas), contador de 30 minutos negro e vermelho (nas 9 horas), contador de 12 horas prateado e negro (nas 6 horas), flange prateado de alumínio anodizado.
Índices de ouro branco com material luminiscente
Ponteiros de horas e minutos de ouro branco ou rosa, esqueletizados e luminiscentes
Pulseiras
Couro de bezerro e alcântara, costurada à mão, com inserções de alcântara, fecho de fivela de titânio acetinado com microesferas, de ouro rosa 18 quilates ou de platina 950.
Funções
Horas e minutos
Pequenos segundos
Cronógrafo com ponteiro central, contador de 30 minutos e 12 horas
Escala taquimétrica
Data
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