Em 2004, a TAG Heuer apresentou o revolucionário Monaco V4, um relógio conceitual baseado num projeto original de Jean-François Ruchonnet que substituiu os tradicionais pinhões por correias. Para o Only Watch 2009, a marca apresenta o exemplar número 1 de uma série limitada de 150 relógios em platina, criada a partir do conceito original.
O Monaco V4 foi o primeiro relógio mecânico a substituir os tradicionais pinhões por correias de transmissão. “Conectar e virar dois eixos na mesma direção com uma correia é muito mais eficiente do que com uma roda intermediária,” diz Thomas Houlon, Diretor da TAG Heuer. “Este conceito, o uso de correias em um movimento de relógio, é uma patente mundial da TAG Heuer.”
Um novo sistema de carga automática linear é usado para o fornecimento de energia. Nele, o peso oscilante geralmente utilizado foi substituído por uma barra oscilante linear de 12 gramas de tungstênio que se move para cima e para baixo entre os quatro tambores de corda. O sistema de dentes ao longo do peso engata em uma roda dentada e transforma o movimento linear em um movimento rotativo.
Os quatro tambores de corda posicionados 2 a 2 são conectados a um diferencial com uma ponte no formato de “V”. Cada tambor fornece 4 N.mm de energia. Os tambores são montados em forma de “V” (em ângulo de 15° para se adequar ao mostrador). Os tambores são fixados diretamente sobre a platina inferior, permitindo que o movimento seja visível por baixo. É este design único que inspirou o nome de forte ligação automobilística do Monaco V4.
“Neste Monaco V4 integramos o espírito do Only Watch, de Mônaco, das corridas de automóveis e a audácia de Steve McQueen” diz Houlon. “Inspirados no universo do automobilismo e com o uso de modernas tecnologias nós inventamos nossa própria complicação. Para mim este relógio é a essência da TAG Heuer – a visão do futuro. Há muita energia, paixão e ousadia na marca e ocasionalmente nós conseguimos realizar nossos sonhos e criar algo tão único como o Monaco V4, um relógio que reafirma a legitimidade da marca.”
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