FórumRelógios & Relógios
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09/07/06 - 21:13
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Mensagem por
Ismael Marcon
Local: Americana Cadastro: 11/04/06 Posts: 28 Usuário nível: Perfil Busca |
Ola amigos, o que é o turbilhão voador e o que significa as tres pontes deouro da Girard Perregoux? E quantos tipos de turbilhão existe fora esse sistema voador? |
09/07/06 - 23:07
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#2
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Mensagem por
Alberto Ferreira
Local: São Paulo Cadastro: 23/01/06 Posts: 100 Usuário nível: Perfil Busca |
Salve! Ismael, O que você chamou de "turbilhão voador", ou na linguagem horológica internacional o "flying tourbillon", é no fundo (apenas) uma evolução do turbilhão original. O tema é complexo ou, melhor dizendo, há muita coisa a ser entendida (e lida...) sobre o assunto. Mas em linhas muito gerais, eu lhe diria o seguinte. O turbilhão idealizado (em 1795) e patenteado (em 1801) por A-L Breguet visava (e permitiu) uma "compensação" dos erros posicionais, mas o sistema era mais efetivo no caso dos relógios de bolso, que são mantidos na maior parte do tempo na posição vertical. Com o advento dos relógios de pulso (naturalmente sujeitos a uma movimentação maior) houve a necessidade de uma evolução do sistema e uma maior complexidade mecânica passou a ser agregada, passando o conjunto balanço, âncora e roda de escape a ser montado em uma "gaiola" (a tal "carriage") que gira, por vezes em mais de um plano. Veja e leia mais [URL=http://www.antiquorum.com/html/vox/vox2004/tourbillon.htm]aqui[/URL]. Os "flying tourbillons" foram idealizador por [URL=http://www.glashuette-original.com/Index.aspx?fs=http://www.glashuette-original.com/meisterschaft/unvergaenglich/alfred_helwig/uhrmacher_helwig/]Alfred Helwig[/URL], em 1920. Um abraço a todos! Alberto |
13/07/06 - 09:04
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Mensagem por
rovel
Moderador Local: Curitiba Cadastro: 01/01/06 Posts: 1728 Usuário nível: Perfil Busca www |
Olá, Ismael, Com relação às três pontes de ouro, elas foram introduzidas pela Girard-Perregaux em 1867, como resultado de uma pesquisa para utilização funcional do ouro em um movimento de relógio. Disto resultou uma nova arquitetura para o movimento, de grande beleza e elegância. A partir de 1981 foram feitas 20 peças em uma reedição dos relógios de bolso originais. Em 1991 elas ganharam uma versão para relógios de pulso, e desde então elas vêm sendo utilizadas em diversos novos modelos, inclusive em uma versão com movimento automático, em 1999, em que foi utilizado um micro-rotor de platina colocado abaixo do tambor da corda. Tecnicamente, delas não advêm nenhuma vantagem. Acredito que a inovação tenha sido basicamente estilística. Das três pontes, uma é para o turbilhão, outra para o tambor de corda e a central para as engrenagens. Abraços, César Rovel |
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