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FórumRelógios & Relógios

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Tópico: Qual o futuro dos relojoeiros?
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23/05/06 - 09:18
  Quote  #1
Mensagem por Williams
Local: Rio de Janeiro
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Pessoal, considerando que está cada vez mais difícil encontrar profissionais competentes para fazerem a manutenção dos relógios mecânicos (os poucos que restam estão quase se aposentando), como vocês imaginam que será, a longo prazo, para fazermos a manutenção dos mecânicos, principalmente os mais caros?

Um abraço a todos.

Williams
 
23/05/06 - 09:51
  Quote  #2
Mensagem por Alberto Ferreira
Local: São Paulo
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Salve!

Eu acho que você tem muita razão em sua preocupação, Williams.

Nos caso dos mais caros (e de "marca") eu não tenho muita dúvida, não... (pena!).

A médio ou longo prazo, a manutenção ficará apenas "por conta" das fábricas e/ou dos seus representantes oficiais.
Alguns fabricantes (como a Rolex, por exemplo) já começaram a restringir o fornecimento de peças para "terceiros" (os relojoeiros “independentes”).

Quanto às marcas e modelos mais simples e baratos, eu realmente acho que a situação será muito pior.

Veja o exemplo do que já ocorre hoje.
Os chamados "trocadores de pilha de shopping", não querem "perder tempo" com um relógio onde, de uma forma ou outra, eles teriam que dar garantias, etc...
Eles preferem comprar uma bateria por menos de um Real, instalá-la em um movimento a quartzo e cobrar 20-30 Reais (dependendo do Shopping e da "cara" do freguês). Gastando para isso, menos de dez minutos e com mínimos "riscos" de retorno para repetição do serviço.

Pode até ser que alguém mais jovem (já há alguns casos assim) perceba o "filão" e resolva investir, mas de qualquer forma os mais baratos e "populares" serão sempre um problema.

Uma saída?
Bem,...
Os diletantes, como nós, talvez tenham que aprender a fazer a manutenção básica (limpeza e lubrificação).
Quanto às peças, as sucatas (ainda bastante disponíveis) seriam a solução.

E aqui vai um "conselho" para os que gostam dos "velhinhos" (ou dos chamados "vintage"), se aparecer uma sucata a preço irrisório, compre.
Mesmo que você não pretenda, ou tenha aptidões, para se tornar um relojoeiro diletante, você poderá "fornecer" as peças quando elas forem necessárias.

Um abraço!

Alberto
 
23/05/06 - 11:36
  Quote  #3
Mensagem por malima
Local: Campinas
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Pessoal, Bom Dia !!

Willians e Alberto este é, sem dúvida, um ponto que realmente me preocupa muito !!

Imagina ... não termos profissionais competentes para revisar nossos relógios !!!

Alberto, não sei se vc lembra mas um dos primeiros tópicos que postei aquí foi " Curso técnico de relojoeiro " ... e vc informou que existia, com alguma frequência, este curso no SINTRAJÓIAS " ...
Pois é, ainda não tive chance de fazer tal curso mas estou tentando conseguir uma folga ...

Sermos um pouco relojoeiros ... Entendo que esta seja a melhor forma de enfrentar a escassez deste profissionais !!!

Com relação a carência de pçs ... estou com o Alberto !!

" Qualquer sucata com preço módico não pode ser desprezada " !!

Abraços !!
Marcos Lima



Minha inteção
 
23/05/06 - 11:37
  Quote  #4
Mensagem por malima
Local: Campinas
Cadastro: 09/02/06
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Pessoal, Bom Dia !!

Willians e Alberto este é, sem dúvida, um ponto que realmente me preocupa muito !!

Imagina ... não termos profissionais competentes para revisar nossos relógios !!!

Alberto, não sei se vc lembra mas um dos primeiros tópicos que postei aquí foi " Curso técnico de relojoeiro " ... e vc informou que existia, com alguma frequência, este curso no SINTRAJÓIAS " ...
Pois é, ainda não tive chance de fazer tal curso mas estou tentando conseguir uma folga ...

Sermos um pouco relojoeiros ... Entendo que esta seja a melhor forma de enfrentar a escassez deste profissionais !!!

Com relação a carência de pçs ... estou com o Alberto !!

" Qualquer sucata com preço módico não pode ser desprezada " !!

Abraços !!
Marcos Lima



Minha inteção
 
23/05/06 - 15:36
  Quote  #5
Mensagem por Williams
Local: Rio de Janeiro
Cadastro: 14/05/06
Posts: 34
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O Alberto levantou outra questão que passou despercebida:

mesmo que fizéssemos a manutenção dos nossos próprios relógios, esbarraríamos na dificuldade de encontrarmos peças e eu acrescentaria até mesmo o óleo para lubrificação, porque estes teriam uma saída muito restrita.

Outra coisa: hoje em dia a frase: JÁ SAIU DE LINHA, é comum principalmente nas autorizadas.

Nós sabemos que com a lubrificação adequada os mecânicos duram décadas, mas, será que eles realmente vão cobrar pelo que fizeram?

Canso de ver casos assim com automóveis e com relógios que estão lacrados sem que possamos observar o interior no ato da retirada, é ainda mais preocupante.

O ideal é conhecer alguém de confiança numa autorizada.

Isso sem contar com a representação que pode de repente sair do Brasil e nos deixar na mão, como o caso da Cyma.

Parece que eu pintei o quadro do Juízo Final dos relógios, mas o fato é que não vislumbramos uma perpectiva otimista se levarmos em consideração o aspecto cada vez mais descartável das coisas (mesmo que caras) e a honestidade do ser humano.

Quero continuar lendo a opinião dos colegas.
Um abraço a todos.

Williams
 
23/05/06 - 18:39
  Quote  #6
Mensagem por rovel
Moderador
Local: Curitiba
Cadastro: 01/01/06
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Prezados amigos,

Se é uma fato que o número de bons relojoeiros está diminuindo, por outro lado o crecente interesse por relógios mecânicos, tanto por parte de aficionados como por parte da indústria - até mesmo a Timex recentemente lançou novos relógios mecânicos - deve incentivar o surgimento de novos relojoeiros, para aproveitar este filão, como bem disse o Alberto.

Abraços,
César Rovel
 
23/05/06 - 22:21
  Quote  #7
Mensagem por Williams
Local: Rio de Janeiro
Cadastro: 14/05/06
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Rovel, fale mais sobre esses mecânicos da Timex!

No início desse ano uma vendedora da Caneta Continental daqui do RJ me disse que num curso promovido pela Mido, foi dito a eles que a indústria relojoeira (suíças) estaria incentivando a produção dos mecânicos por serem ecologicamente corretos.

Tudo bem. Isso até é um estímulo em apostarmos no futuro, mas será que lá na frente vamos precisar mandar nossos relógios serem revisados na Suíça?

Um abraço a todos!

Williams
 
25/05/06 - 11:30
  Quote  #8
Mensagem por henoch
Local: Curitiba
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Pessoal, se me permitem, tudo que tem bom valor não se extingue, é uma realidade!

O interesse cria demanda que cria pessoal para o atender, não tenham dúvida.

Sempre tem alguém que vai explorar o filão, é claro que o que pode ocorrer é um aumento de preços...

Hoje as coisas já não são tão fáceis quanto nos anos 40/50/60, com certeza.

um abraço.

Henoch
 
25/05/06 - 12:03
  Quote  #9
Mensagem por Alberto Ferreira
Local: São Paulo
Cadastro: 23/01/06
Posts: 100
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Salve!

Eu concordo. Os preços deverão ser mesmo outros... (Pena! ...rs, rs, rs)

Mas quem acompanha, ou se interessa, pela a evolução da Horologia (em especial dos movimentos mecânicos) sabe que os "ciclos de interesse" da "grande indústria" foram vários. E isso gera reflexos no Mercado. Na procura, nos preços e na oferta de mão-de-obra.

Na questão da oferta e do desenvolvimento de novos produtos, foram (em sucessão) ingleses, norte americanos, suíços, japoneses, suíços, ...

Quem sabe se agora não virão os...
...(hoje tão criticados) chineses?

Por que não?

Um abraço a todos,

Alberto
 
25/05/06 - 14:22
  Quote  #10
Mensagem por Williams
Local: Rio de Janeiro
Cadastro: 14/05/06
Posts: 34
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Vão ter que convencer pela qualidade, se bem que nos automóveis algo assim já está começando a acontecer, só que pelos coreanos...

Um abraço!

Williams
 
29/05/06 - 23:32
  Quote  #11
Mensagem por Lobo
Local: Campinas
Cadastro: 26/04/06
Posts: 66
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Observando-se o passado e por vezes o presente tem-se uma boa idéia do que virá a ser o futuro e com base na experiência, subministrada pela observação, penso que o problema não será tanto a escassez de relojoeiros, mas a obtenção de peças para certas marcas.
A "ETAização" que hoje se verifica na maioria das casas relojoeiras implica supor que para a grande maioria dos relógios sempre haverá peças e, consequentemente, quem faça os consertos, mas para relógios de movimento in house a obtenção de fornitura será impossível fora da famigerada assistência técnica.
[]s, Lobo.
 
30/05/06 - 17:15
  Quote  #12
Mensagem por Williams
Local: Rio de Janeiro
Cadastro: 14/05/06
Posts: 34
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Hum...., não sei não.

Depois que inventaram a tal OBSOLÊNCIA PROGRAMADA, mais vale conservar os mecânicos com o máximo cuidado para que não se precise procurar por peças de reposição.

A própria ETA, acredito, vai fabricar determinado calibre até determinado tempo. Depois, mais um tempo em fornecer as peças quando, então, acabaremos por ouvir aquela famosa frase: SAIU DE LINHA, NÃO TEMOS MAIS ESTA PEÇA.

Se tivéssemos a certeza de que encontraríamos relojoeiros de CONFIANÇA e COMPETENTES, como nos casos dos atuais existentes que procuram preservar o cliente, a coisa seria outra.


Um abraço a todos.

Williams

 
01/06/06 - 18:43
  Quote  #13
Mensagem por wilson
Local: Felixlândia
Cadastro: 12/01/06
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Oi pessoal !

quando trabalhei para duas relojoarias em BH (1989), a revisåo de um Seiko ou Orient era + - 10% do valor de um relógio novo,
Um Orient novo custava + - um salário mínimo, eu consertava + - 40 relógios por semana, valia a pena,

mas, com a apariçåo dos "chineses" e os relógios baratos vindo do Paraguay, nós sentimos na pele a caída dos preços,
muita gente preferia comprar um quartz por 10 ou 20 reais do que pagar esse valor para uma revisåo ou conserto,

nåo só devido à baixa remuneraçåo, mas também as dificuldades para se tornar um relojoeiro, como :

- Dedicaçåo e incentivo - a pessoa tem que querer realmente
- Tempo disponível - para estudar os mecanismos e seu funcionamento
- Retorno demorado - um relojoeiro só vai se tornar um profissional e obter resultados depois de meses ou anos, muitos nåo passam a primeira fase, porque querem resultados rápidos, porisso partem para outras atividades,
- Boa visåo
- paciência - muita paciênca !

eu mesmo me dediquei a outras atividades, trabalhei com meu irmåo em Minas, em 1994 vim para Aruba e comecei a trabalhar em restaurante, mas nunca deixei de trabalhar com relógios nas horas de folga,

Sou Gerente de um restaurante aqui e em meu tempo livre, ajudo a várias joalherias,
nos últimos anos Graças a Deus, tenho me destacado aqui em Aruba,

mas, nåo penso em morar aqui para sempre, apesar que serviço nåo falta, no futuro penso em voltar para o Brasil,

tenho observado que o interesse por relógios mecanicos tem crescido muito nos ultimos tempos e espero poder voltar um dia e abrir meu próprio negócio dedicado exclusivamente à relógios...

já tive algumas propostas aí...

o que for decidido postarei aqui e estaremos em contacto !


desculpem o longo relato...


abraços,


wilson
 
02/06/06 - 08:44
  Quote  #14
Mensagem por rovel
Moderador
Local: Curitiba
Cadastro: 01/01/06
Posts: 1728
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Wilson,

Não tem nada do que se desculpar, já que foi ótimo ler o relato de um profissional da área, que sente "na pele" as dificuldades de se atuar neste mercado muitas vezes tão ingrato.

Esperamos que, qualquer que seja a sua decisão, permanecer ou voltar, você tenha muito sucesso e possa se dedicar com exclusividade à atividade que sabemos ser a sua verdadeira vocação.

Com a sua dedicação e a qualidade que possui o seu trabalho, que já conhecemos, temos certeza de que isto é plenamente possível.

Abraços,
César Rovel
 
02/06/06 - 11:41
  Quote  #15
Mensagem por malima
Local: Campinas
Cadastro: 09/02/06
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Wilson, Bom Dia !!!

Gostaria de externar minha alegria ao ler seu relato !!!

Coisa de profissional compentente e que leva em consideração um fato
que considero fundamental !!!

Qualidade para a satisfação total do cliente !!

O fato é que os consumidores estão cada vez mais exigentes e no ramo da relojoaria existe uma carência de profissionais do seu "naipe" !!

Principalmente diante de todos os requisitos que vc apresentou !!

Se resolver voltar ao Brasil será, com certeza, muito Bem vindo !!!

Abraços e Boa Sorte !!
Marcos Lima
 
02/06/06 - 13:55
  Quote  #16
Mensagem por Alberto Ferreira
Local: São Paulo
Cadastro: 23/01/06
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Salve amigos!

Pois é!
Se me permitem, eu vou usar este espaço e fazer um relato pessoal.

Eu conheço o Wilson pessoalmente e nesses anos de contato me tornei seu amigo.

Mas o que eu vou dizer, e o faço com total isenção, vai além dessa amizade.

Se há uma coisa que eu respeito muito em um profissional é o seu "amor" (aquele interesse para além do meramente comercial) com que ele trata a sua própria profissão, e por conseqüência os seus clientes.

O Wilson é um profissional muito competente, estudioso, interessado e sempre disposto a informar e dialogar sobre o assunto relógios.

Para não ser injusto, eu vou citar um outro profissional, e também amigo, com exatamente as mesmas características. Trata-se do Carregalo, aqui de São Paulo, também conhecido de muitos por aqui.

E, certamente haverá outros, claro!
Assim como, infelizmente, há os que agem exatamente de maneira contrária.

Mas cabe a nós, os maiores interessados, divulgarmos as referências dos que são bons. Pois, enquanto mantivermos o nosso "hobby" e interesse por relógios, vamos sempre depender deles.

Que eles façam "escola", que motivem os mais novos, que mantenham a chama dessa bela profissão acesa!

Um grande abraço a todos,

Alberto

PS:
Quando o Wilson decidir voltar de vez para o Brasil, perderão os clientes lá de Aruba, e ganharemos nós!
 
07/06/06 - 11:28
  Quote  #17
Mensagem por malima
Local: Campinas
Cadastro: 09/02/06
Posts: 26
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Willians, Bom Dia !!

Já está disponível no site da TIMEX os modelos automáticos a que o Rovel referiu-se.

Acesse o site da Timex - www.timex.com.br - click em modelos CLASSICS e em seguida automáticos !!

Abraços !!!
 
08/06/06 - 11:38
  Quote  #18
Mensagem por Daniel Corrêa
Local: Belém
Cadastro: 07/06/06
Posts: 3
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Williams.
Sou novo neste forum de debates acerca dos relógios e assuntos afins. Primeiramente gostaria de parabeniza-los pelo site, pessoas como eu que até pouco tempo desconheciam tudo sobre relógios mecânicos e automáticos, somente sabiam usa-los, tem agora um canal para se informarem sobre o assunto. Só lamentei não existir assutos relacionados para os modelos de relógios da FORTIS WATCHES, uma marca de relógios Suiça que possui relógios muito bons. Eu mesmo tenho um modelo Fortis Flieger Chronograf Edition 18k Número 19, automático, e descobrir aki que os relógios automáticos precisam ser lubrificados, porém quando eu o comprei, o atendente não me falou dessa especificidade acerca do relógio, ele, por outro lado, falou-me que esses relógios duram a vida toda, e somente se levarem um tombo, ou coisa pior, talvez precisem de manutenção. Outra coisa que me surpreendeu foi saber que mesmo o relógio parado, isto é, sem uso, precisa de manutenção, eu agora tenho dois, um montblanc Meisterstuck
dual time 18K, cuja as referências são em ordem impressa atrás do relógio: PL31719 e mais em baixo 7013. Também gostaria de saber mais acerca deste modelo, algum site que aborde mais sobre ele, profundamente, e também saber quanto ele vale em dólar atualmente. Sei, por exemplo, que ele é modelo 2002, somente isso. Muito obrigado, e desculpem o jornal, é que são muitas dúvidas e poucas respostas....
Daniel Corrêa
 
10/06/06 - 10:05
  Quote  #19
Mensagem por wilson
Local: Felixlândia
Cadastro: 12/01/06
Posts: 32
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Alberto, Rovel e Malima,

fiquei "emocionado" ao ler os comentários,

agradeço as belas palavras,

espero que dê tudo certo e que no futuro eu possa estar aí
mais perto de vcs,

abraços,


wilson
 
10/06/06 - 22:40
  Quote  #20
Mensagem por Williams
Local: Rio de Janeiro
Cadastro: 14/05/06
Posts: 34
Usuário nível:



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Obrigado, malima, pela dica!

Espero mesmo que a perspectiva dos mecânicos seja a de uma vida longa.

Até porque num munco cada vez mais preocupado com o meio ambiente, eles são ecologicamente corretos, pois não descartam baterias.

Um abraço a todos!

Williams
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