A Breitling lança o primeiro Navitimer com movimento de cronógrafo totalmente feito pela marca
A Breitling une as suas duas paixões – o cronógrafo e a aeronáutica – propondo o lendário modelo Navitimer em uma série limitada dotada do movimento de manufatura Calibre 01.
Editada em 2000 peças em aço e 200 peças em ouro vermelho, o “Navitimer Calibre 01” distingue-se pelo diâmetro ligeiramente superior e pelo fundo de safira transparente deixando admirar o movimento de alta performance.
Um modelo muito esperado pelos aficionados da marca do “B” alado, uma verdadeira peça de coleção para todos os amantes dos belos cronógrafos mecânicos e da aviação.
Em 2009, a Breitling assinalou uma grande data na sua história ao entrar no rol das poucas casas relojoeiras que possuem o seu próprio movimento de cronógrafo mecânico.
Um coroamento lógico para uma marca que figura entre os líderes desta complicação e que teve um papel importante no seu desenvolvimento técnico: invenção do primeiro pistão independente (1915), separação das funções início/parada e reinício (1923), criação do segundo pistão independente para o reinício (1934), lançamento do primeiro cronógrafo de corda automático (1969).
O Calibre 01, primeiro movimento integralmente desenvolvido e fabricado nos ateliers da Breitling, equipou primeiramente uma nova versão exclusiva do modelo líder Chronomat, batizado de Chronomat 01. A Breitling propõe agora este Calibre num outro ícone relojoeiro, o célebre Navitimer, o símbolo da sua vocação aeronáutica.
Calibre Breitling 01: Um movimento de alta performance, montado segundo um método revolucionário
Dotado de uma arquitetura original, o movimento de cronógrafo automático Calibre 01 veio coroar a longa procura de precisão e de fiabilidade que distingue desde sempre os “instrumentos para profissionais” Breitling. Equipado com uma roda de colunas, com embreagem vertical e com uma reserva de marcha de mais de 70 horas, foi concebido para oferecer o máximo de funcionalidade e de segurança no seu uso.
Apresenta várias particularidades inovadoras que visam facilitar o seu fabrico e utilização, entre as quais um dispositivo patenteado de auto-centragem dos martelos de reinício e um sistema exclusivo de raquetes que permite personalizar rapidamente o acerto do relógio em função do utilizador.
Este calibre de exceção distingue-se igualmente pelo seu modo de produção e montagem pioneiro. Inspirando-se num conceito vanguardista utilizado noutros setores de ponta, a Breitling desenvolveu uma fórmula de produção em cadeia industrial que revoluciona a tradicional montagem dos movimentos.
Cada calibre é seguido individualmente por um software ultra-sofisticado que o dirige automaticamente para o posto adequado, um percurso onde alternam os postos totalmente automatizados e os que exigem uma intervenção manual.
Todas as etapas de acerto estão integradas neste processo – quando sai da cadeia de produção, o Calibre 01 está pronto a enfrentar os rigorosos testes do Controle Oficial Suíço de Cronômetros (COSC). Uma garantia de autêntica fiabilidade em grande escala.
Navitimer: o relógio de culto dos pilotos e dos amantes da aeronáutica
Especializando-se de imediato nos cronógrafos e nos contadores, Léon Breitling, fundador da empresa (1884), rapidamente atrai os favores dos pioneiros da aviação, que necessitam de instrumentos robustos e eficientes.
Nos anos 30, a marca lança os seus primeiros cronógrafos de bordo, que iriam equipar os caças da Segunda Guerra Mundial, antes de acompanhar o desenvolvimento do transporte aéreo nos cockpits dos mais belos aviões a hélice, e posteriormente a reação.
Em 1952, o “fornecedor oficial da aviação mundial” criou um “instrumento de pulso” especialmente desenvolvido para os pilotos e para os profissionais dos ares. Dotado de uma régua de cálculo circular, o cronógrafo Navitimer permite resolver todas as operações ligadas à navegação aérea: velocidade média, distância percorrida, consumo de carburante, taxa de subida ou descida, conversão de milhas em quilômetros ou milhas náuticas, etc.
Escolhido como relógio oficial da AOPA (Aircraft Owners and Pilots Association), a maior associação de proprietários de aviões e de pilotos do mundo, o Navitimer impôs-se como o modelo Breitling mais emblemático – e um objeto de culto para todos os amantes da aeronáutica.
Na versão “Cosmonaute”, com graduação de 24 horas, acompanhou Scott Carpenter no seu voo orbital na cápsula Aurora 7 (1962) – tornando-se o primeiro cronógrafo com pulseira a viajar no espaço. Produzido sem interrupção desde 1952, o Navitimer é o mais antigo de todos os cronógrafos mecânicos fabricados no mundo. Dotando-se de um calibre feito pela marca, abre um novo capítulo numa saga rica em proezas e em momentos fortes.
Série limitada Navitimer Calibre 01: um movimento exclusivo num modelo lendário
A edição especial Navitimer Calibre 01 é proposta em duas séries limitadas de 2000 peças em aço e 200 peças em ouro vermelho, com um número individual gravado na lateral da caixa. A caixa apresenta um diâmetro ligeiramente superior à do modelo de série (43 mm contra 42).
O mostrador, fabricado através do processo “épargne” em fundo de prata pura ou ouro – uma técnica sofisticada que dá um brilho e uma legibilidade sem igual – declina-se unicamente numa versão clássica preta, com índices aplicados. O símbolo alado Breitling em ouro destaca-se com um ligeiro relevo.
O fundo de safira transparente – raro na Breitling – cria a oportunidade única de admirar a arquitetura inédita do Calibre 01, com a sua roda de colunas, a sua massa oscilante e a sua concepção vocacionada totalmente para a performance. Um conjunto de características impressionantes, unidas para encantar todos os amantes de peças exclusivas – antes que os modelos Navitimer, equipados de série com calibres 100% Breitling levantem voo no próximo outono.
Navitimer Calibre 01 - dados técnicos
Movimento
Calibre Breitling 01, cronômetro oficialmente certificado pelo COSC, automático de alta frequência, (28.800 alternâncias), 47 rubis. Cronógrafo com ¼ de segundo, contadores de 30 minutos e 12 horas, calendário
Caixa
Série limitada em aço ou ouro vermelho 18 K. Resistência 3 atm. Aro rotativo com régua de cálculo circular. Vidro de safira convexo, antirreflexo dupla face. Fundo de safira transparente. Diâmetro de 43 mm.
Mostrador
Na cor preta.
Pulseiras
Couro Barenia, crocodilo ou bracelete Navitimer (apenas em aço), Air Racer.
|