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Bell & Ross
 
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No início dos anos 90, uma equipe constituída por designers e especialistas na fabricação de instrumentos aeronáuticos reúne-se com o intuito de desenvolver um projeto em comum: conquistar um lugar na grande tradição da relojoaria suíça, satisfazendo ao mesmo tempo as exigências dos profissionais expostos a situações extremas. Surge assim a marca de alta relojoaria suíça Bell & Ross, cujos relógios obedecem a quatro princípios fundamentais: legibilidade, funcionalidade, precisão e estanqueidade. Concebidos para profissionais que exigem ferramentas de uma fiabilidade absoluta, os relógios Bell & Ross são também sinônimo de requinte e elegância, ideais para pessoas com pressupostos de exigência elevados.


Em 1993, dois amigos e colecionadores de relógios, Bruno Belamich e Carlos A. Rosillo, juntaram-se num esforço comum e escreveram uma das mais interessantes páginas da história da relojoaria contemporânea. Decidiram seguir um conceito simples e aplicá-lo à relojoaria: "a função define a forma". Eficiência, legibilidade e fiabilidade foram os três conceitos e regras às quais a Bell & Ross teria de obedecer como marca.

A colaboração logo de início com a manufatura Sinn de Frankfurt definiu um percurso de sucesso no qual colaborou Lothar Schmidt, fundador da marca alemã. Uma das especialidades da Sinn eram relógios de console ou "tablier" empregados na aviação e em carros clássicos. A colaboração deu origem aos modelos Space One e Hydro.

Um outro aspecto a que o projeto estava subjugado era a idéia de envolvê-lo com uma identidade bastante forte e uma aura de precisão de maneira a ir ao encontro de um consumidor exigente neste domínio. Imediatamente adotados pela OTAN e pela força aérea, a Bell & Ross também encontrou uma forte aceitação junto às forças francesas de segurança da área de minas e armadilhas. O Hydromax tornou-se a conseqüência desta abordagem prática às reais necessidades de utilização de um relógio por profissionais. Era o relógio de mergulho mais fiável do mundo, destinado a um uso em grandes profundidades obtendo o recorde de resistência à imersão até aos 11.000 metros de profundidade. Esta abordagem permitiu restabelecer com elevado sucesso o gosto por relógios de piloto que tinha florescido durante as décadas de 50 e 60. Os anos que se seguiram estão repletos de êxitos:

Em 1994 a Bell & Ross relançou o Space One, o primeiro cronógrafo automático a ser usado no espaço pelo astronauta alemão Reinhart Furrer durante uma missão em 1983 na já desaparecida Spacelab. Dois anos depois foi apresentado o Bell & Ross Bomb Disposal Type, um modelo encomendado pela brigada de minas e armadilhas francesa. O modelo possuía uma caixa "a" e "anti" magnética, assim como a legibilidade, fiabilidade e precisão necessárias às exigentes operações de desminagem e desativação de engenhos explosivos.

Em 1997 é obtido o recorde de imersão de um relógio de pulso de série com o Hydro Challenger, um efeito devidamente registrado no livro Guiness de recordes. Sem abrandar o ritmo, o ano seguinte viu o lançamento do Space 3, um cronógrafo que congregava todo o saber relojoeiro da Bell & Ross. Com coroa rosqueada telescópica batizada de "T-Crown system" este sistema permitia embutir a coroa na sua totalidade dentro do corpo da caixa. Ainda neste ano a marca vê um importante grupo tornar-se acionista da empresa. A Chanel Horlogerie viria a permitir uma aceleração singular de projetos e o desenvolvimento acelerado da jovem manufatura, vindo a reforçar a sua participação na passagem do milênio com uma segundo aumento da sua quota, retendo desta vez para uma posição majoritária.

Em 2001 a Bell & Ross apresenta um relógio multifunções masculino, combinando um estilo clássico com o moderno através da combinação de indicações analógicas e digitais. No ano seguinte apresenta o seu primeiro relógio com horas saltantes e indicação de reserva de marcha. O "Vintage 123 Heure Sautante" foi o fruto de uma cooperação entre a Bell & Ross e o célebre relojoeiro Vincent Calabrese (atualmente na Blancpain). Com um calibre de corda automática, este modelo complicado permitia uma leitura simplificada do tempo. Nesse ano a Bell & Ross termina a sua colaboração com a Sinn, tendo chegado a um ponto em que passa a poder "voar" de forma autônoma criando as suas instalações atuais localizadas em Chatelain, em La Chaux-de-Fonds, na Suíça.

O Mistery Diamond é uma das primeiras abordagens da marca realmente femininas. Lançado em 2003, o modelo escondia de forma mágica o segredo misterioso da sua leveza. Um diamante flutuava sobre o mostrador indicando as horas e a passagem do tempo de forma brilhante.

2005 é o ano de todas as mudanças. A Bell & Ross apresenta o BR 01 Instrument, um relógio saído diretamente do console de um cockpit. O impacto junto ao público foi verdadeiramente inesperado e avassalador. O êxito deste modelo, tornado ícone da relojoaria, catapultou a Bell & Ross para vôos nunca antes experimentados pela manufatura. Seguiram-se uma série de linhas e variações deste modelo até a atualidade, entre propostas simples e complicadas. A linha BR permitiu à marca desenvolver uma rede de agentes superior a 500 pontos de venda em mais de 50 países, unidas por um logotipo que se tornou uma referência e sinônimo de competência e precisão. O "&" simboliza a união de quatro competências à qual a Bell & Ross se rendeu: Estanqueidade, Legibilidade, Precisão e Funcionalidade.
 
 

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