Publicidade
Home  >  News Voltar

Piaget - SIHH 2018Altiplano Ultimate Automatic

18 de dezembro de 2017
Em uma prévia de seus lançamentos no SIHH 2018, a Piaget apresenta o Altiplano Ultimate Automatic, o relógio automático mais fino do mundo, com apenas 4,30 mm de espessura!



Dois meses atrás, durante o SIAR México, Relógios & Relógios esteve presente no evento de apresentação das novidades Pré-SIHH 2018 da Piaget, em um café da manhã no Restaurante Sepia.





Na ocasião pudemos conhecer em primeira mão o novo Altiplano Ultimate Automatic, assim como o Extremely Lady, que será abordado por R&R posteriormente.


Com o Altiplano Ultimate Automatic, a Piaget desafia os limites da mecânica e demonstra novamente sua supremacia no campo da relojoaria ultrafina, que resulta da excelência dos seus dois centros de manufatura integrados. Isto, três anos após lançar o relógio a corda manual que era então o mais fino do mundo.


Com meros 4,30 mm de espessura, o Altiplano Ultimate Automatic, resultado de um período de desenvolvimento de três anos, fecha com chave de ouro a celebração dos 60 anos da coleção Altiplano, um marco de técnica e elegância contemporânea.


O novo modelo utiliza o conceito do Calibre 900P, assim chamado em homenagem ao lendário movimento 9P, que introduziu um tipo de construção inteiramente novo, apenas alcançável mediante a combinação da perícia dos dois centros de manufatura: La Côte-aux-Fées, onde são desenvolvidos os movimentos, e Plan-les-Ouates, onde se cria o design exterior e as caixas são trabalhadas em completa sinergia com os relojoeiros.


Concebido como um todo inseparável, de modo a estabelecer um novo recorde de finura, movimento e caixa formam uma entidade única, cabendo à caixa a função da platina principal, à qual são fixados 219 componentes incrivelmente finos. Algumas das peças são pouco mais espessas que um cabelo, incluindo rodas de apenas 0,12 mm de espessura (em comparação com os 0,20 mm tradicionais). Esta arquitetura altamente complexa conduziu a uma construção do movimento invertida com pontes do lado do mostrador - abordagem que contribui para a inimitável estética do Altiplano Ultimate Automatic.


Para poupar preciosos décimos de milímetro, mecanismo e ponteiros montados não ultrapassam a espessura do balanço, o que leva à indicação descentrada de horas e minutos, em sintonia com os códigos de design Altiplano. Em um espaço diminuto, a Piaget optou por um tambor suspenso, sustentado por uma única ponte do lado do mostrador, ao contrário dos tambores costumeiros, fixados à platina. O Altiplano Ultimate Automatic proporciona uma generosa reserva de marcha de 50 horas.


Como resultado da mesma preocupação em otimizar o uso do espaço disponível, a massa oscilante de ouro 22K com PVD preto foi posicionada na periferia do movimento, de modo a ficar incorporada à sua espessura, contribuindo assim para a finura do conjunto. A escolha do ouro para este componente é essencial, já que esse material confere massa, inércia e robustez para uma excelente performance em termos de corda


Foi apresentada para registro uma patente relativa a um importante avanço destinado a aumentar a fiabilidade. Quando um relógio é sujeito a uma pressão forte, o seu vidro sofre ligeiras deformações. Embora este fenômeno físico passe relativamente despercebido em um relógio tradicional, o mesmo não se aplica a um relógio ultrafino. Como as tolerâncias são reduzidas a um mínimo absolutamente indispensável, ao ser deformado, o vidro poderia exercer pressão sobre os ponteiros, parando o movimento. Ao instalar os ponteiros sob as pontes, a Piaget liberou espaço entre o pinhão e o vidro. Se este último for deformado pela pressão exercida, não empurrará os ponteiros, mas sim a ponte onde está montado o trem de engrenagens, não exercendo assim qualquer efeito sobre o funcionamento do movimento.


Usinada na própria caixa do relógio, a platina principal recebeu um acabamento acetinado, enquanto as rodas exibem um efeito acetinado ora do tipo sunburst ora com padrão circular. Desbastadas para permitir uma visão ainda melhor do sutil mecanismo do Altiplano Ultimate Automatic, as pontes chanfradas ostentam um efeito acetinado do tipo sunburst obtido por escovação. A inscrição histórica "Piaget Automatic" de todos os relógios ultrafinos da marca foi também usada no novo relógio, em uma homenagem à rica história da coleção.


Por fim, o "P" de Piaget também está presente no órgão regulador. Um padrão Côtes de Genève circular, pontes chanfradas, platina principal com gravação de textura circular e parafusos azulados conferem os toques estéticos finais a este excepcional relógio, o mais fino relógio mecânico automático do mundo: nunca antes um Altiplano mereceu tanto o nome que ostenta.





Piaget Altiplano Ultimate 910P - Ficha técnica

Referências
G0A43120 (ouro rosa)
G0A43121 (ouro branco)

Movimento
Calibre 910P, mecânico automático com uma massa oscilante em ouro 22 K perimetral com PVD preto
Frequência 21.600 aph (3 Hz)
Reserva de marcha de aproximadamente 50 horas
Espessura: 4,30 mm (caixa + movimento)
Indicação de horas e minutos descentrados às 10 horas
238 componentes (caixa + movimento), 30 rubis
Fundo da caixa escovado com efeito acetinado em padrão circular, pontes escovadas com efeito acetinado do tipo sunburst, pontes chanfradas, rodas com acabamento acetinado do tipo sunburst ou com padrão circular, parafusos com revestimento negro, órgão regulador específico com o "P" de Piaget

Caixa
Diâmetro 41 mm, em ouro rosa ou branco 18 quilates
O fundo da caixa é a própria platina principal do movimento
Espessura de 4,30 mm (caixa + movimento)

Pulseira
Couro de crocodilo preto, fecho de fivela em ouro rosa ou branco 18 quilates

Preço
26.000 Dólares em ouro rosa, 27.000 em ouro branco
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS